Luís da Câmara Cascudo

Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, Luís da Câmara Cascudo viveu quase toda a sua vida no Rio Grande do Norte. Lia, recebia visitas e escrevia muito. Em suas viagens, fazia amigos e ouvia histórias. Trocava correspondências com bastante frequência.

Por ser um homem muito articulado, Cascudo era constantemente abordado por pessoas, seja por escrito ou ao pé do ouvido, incluindo relatos de causos que embalaram o sono ou provocaram sustos em gerações e gerações. Como historiador, enriqueceu a sua obra com pesquisas sobre o homem no Brasil, deixando um precioso legado repleto de referências da sabedoria popular e da cultura brasileira.

Em 1954, foi lançado o seu trabalho mais importante como folclorista, o "Dicionário do folclore brasileiro", reconhecido no mundo inteiro. No campo da etnografia, publicou vários títulos importantes, como "Rede de dormir", em 1959, e "História da alimentação no Brasil", em 1967. Mais tarde, veio "Geografia dos mitos brasileiros", pelo qual recebeu o Prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Cascudo trabalhou até os seus últimos anos de vida, tendo sido agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos. Até hoje, a sua obra é preservada e divulgada através do Instituto Câmara Cascudo (Ludovicus), que mantém o acervo do autor na mesma casa em que ele residiu por cerca de 40 anos na cidade de Natal .

A Global Editora tem orgulho de publicar, com exclusividade, todas as obras de Luís da Câmara Cascudo.