Cecília Meireles

Cecília Meireles, nossa maior poeta, nasceu no dia 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro e faleceu em 9 de novembro de 1964. A escritora foi poeta, ensaísta, cronista, folclorista, tradutora e educadora.

Em 1919, publicou o seu primeiro livro de poemas, intitulado "Espectros". Em 1934, organizou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Em 1939, foi agraciada com o Prêmio de Poesia Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo livro Viagem. Dentre tantos prêmios que recebeu, destacam-se o Prêmio de Tradução/Teatro, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1962; o Prêmio Jabuti de Tradução de Obra Literária, concedido pela Câmara Brasileira do Livro pelo livro "Poemas de Israel" em 1963; o Prêmio Jabuti de Poesia, pelo livro "Solombra", em 1964; e, postumamente, o Prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto de sua obra em 1965.

Sua poesia foi traduzida para diversos idiomas, incluindo alguns menos convencionais como híndi e urdu, e musicada por uma variedade de artistas. Entre suas obras mais importantes estão "Romanceiro da Inconfidência" e "Ou isto ou aquilo".

A Global Editora tem orgulho de publicar, com exclusividade, todas as obras de Cecília Meireles.