Girassóis

Girassóis
Autor (a) : Caio Fernando Abreu
Ilustrações : Paulo Portella Filho

R$ 55,00

Tema(s) principal(is): Simplicidade/complexidade e sobrevivência;
Tema(s) transversal(is): Ética e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte;
Prêmio(s): Altamente Recomendável para a Criança (FNLIJ/1997).
Debater as ideias do autor. Transformar o texto em poema; Conhecer cientificamente o girassol; Observar e registrar o crescimento de uma planta; Criar um álbum de fotos de jardim; Simular uma entrevista com o autor.

Sinopse

Tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos de fora parecem flores simples, fáceis até pouco tempo brutos. Pois não são.
Girassóis é um trecho da crônica "A morte dos girassóis", publicada no jornal O Estado de S. Paulo e também publicada em livro com crônicas datadas de 1986 a 1995, quando o escritor, Caio Fernando Abreu, vítima da aids, produzia suas crônicas no hospital.
Claudia Pacce, também escritora, depois de ler a crônica, sentiu que havia ali uma história para ser contada para as crianças. Num impulso montei um livro doméstico (...). Dias depois nosso Caio se foi. No meio da tristeza o poeta Gil França Veloso (...) me ligou: "...vamos publicar..." E a Global sabiamente cuidou destes Girassóis do Caio Fernando Abreu, que ganhou
ilustrações do artista Paulo Portella Filho.
Ao observar o crescimento da planta, poeticamente o autor reflete sobre o ciclo da vida - nascimento e morte. O ciclo se repete todos os dias.
Ficha Técnica

Coleção: Vida Nova
Edição: 3ª edição
Formato: 21 x 18 cm
20 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 80 gramas
ISBN: 978-85-260-0549-5
Código de Barras: 9788526005495