A Nuvem

A Nuvem
Autor (a) : Gudrun Pausewang
Ilustrações : Camila Mesquita

R$ 65,00

Tema(s) principal(is): Preservação do planeta, ecologia, solidariedade, perdas, família.
Tema(s) transversal(is): Meio ambiente, ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática.
Dramatizar alguns trechos da história; Elaborar uma pesquisa sobre os vários tipos de energia; Pesquisar os principais acidentes nucleares. Entre eles, o da usina americana Three Mile Island, na Pensilvânia, e o da usina nuclear soviética de Chernobyl; Pesquisar os ataques a Hiroshima e Nagazaki - causas e consequências.

Sinopse

A história de A nuvem, da premiadíssima escritora alemã Gudrun Pausewang, aborda um acidente na usina atômica de Grafenrheinfeld. A narrativa centra-se na luta da adolescente Janna-Berta para sobreviver ao ataque atômico. Ela assiste indefesa à destruição de sua cidade, Schilitz, ao desaparecimento de sua família e à morte de seu irmão. Petrificada de espanto, Janna-Berta permaneceu no elevado. A nuvem de poeira dissipou-se, e lá embaixo estava Uli estendido no chão. (...) A cabeça de Uli, coberta pelo capuz, parecia estranhamente achatada sobre uma poça de sangue, que aumentava a cada momento. (...) Janna-Berta jogou a bicicleta no chão, desceu correndo pelo declive e ajoelhou-se ao lado de Uli.
De uma forma realista e envolvente, a autora desperta no jovem leitor o sentimento de solidariedade e o questionamento sobre a preservação do planeta.
Ficha Técnica

Coleção: Vida Nova
Edição: 2ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
192 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 230 gramas
ISBN: 978-85-260-0580-8
Código de Barras: 9788526005808