Titina

Titina
Autor (a) : Ary Quintella
Ilustrações : César Landucci

Preço sugerido: Sob consulta

Para saber sobre o processo de compra deste livro, escreva para: projetosespeciais@globaleditora.com.br.

Tema(s) principal(is): Família, relacionamento, amizade, adaptação.
Tema(s) transversal(is): Ética, meio ambiente.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática.
Prêmios: Prêmio Monteiro Lobato (ABL/1983); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/1983); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/2001);
Caracterizar Titina, sua família e os outros personagens através de desenhos; Elaborar uma lista de palavras que não combinam nem com Titina nem com sua família; Dividir a classe em duplas e cada uma delas pode realizar pesquisa sobre um aspecto da cidade do Rio de Janeiro ou de Brasília. Por exemplo: histórico, geográfico, cultural etc.; Sugerir a leitura dos livros de Mario Quintana: Sapato furado, Lili inventa o mundo e O sapo amarelo.

Sinopse

O livro Titina, ganhador do Prêmio Monteiro Lobato, em 1983, pela Academia Brasileira de Letras, tem, desde então, emocionado muitos leitores e adultos.
A personagem Titina é, na verdade, filha do autor. Embora a narrativa seja centrada no conflito vivido pela menina quando a família precisa se mudar do Rio de Janeiro para Brasília, a história conta muito mais. Conta sobre a vida do autor, seus hábitos, sua rotina ? e marca sua forte presença como um pai atento e carinhoso. Àquela hora, seu pai parava de escrever. Ele passou a mão na cara, arrumou os papéis em cima da mesinha. (...) Depois, mexeu nos cabelos de Titina, claros compridos e compridos...
O que poderia ser uma história triste, por se tratar de adaptações, perdas, solidão, estranhamento, o autor transforma em uma narrativa alegremente afetiva e gostosa de ler.
Ficha Técnica

Coleção: Magias Juvenil
Edição: 7ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
64 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 82 gramas
ISBN: 85-260-0630-4
Código de Barras: 9788526006300