O povo Pataxó e suas histórias

O povo Pataxó e suas histórias
Autor (a) : Arariby
Autor (a) : Angthichay
Autor (a) : Jassanã
Autor (a) : Manguahã
Autor (a) : Kanátyo

R$ 65,00

Tema(s) principal(is): Valores, comportamento, hábitos, crenças e tradições.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e trabalho/consumo.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia.
Criar grupos na classe para contar as histórias do livro; Listar algumas coisas que aprendeu sobre o povo Pataxó; Simular uma entrevista com uma criança e/ou uma mulher da aldeia; Conhecer mais sobre a mandioca; Conhecer mais sobre os objetos criados pelos indígenas.

Sinopse

Um livro diferenciado. Um livro que fala de caças, matas, rios, peixes, ervas, pássaros, roçados, estrelas, caciques, benzedores... É a voz de cinco professores indígenas Pataxó - aldeia localizada no município de Carmésia, em Minas Gerais - revelando-nos a história de seu povo - hábitos, crenças, valores, tradições, luta pela sobrevivência.
As ilustrações, também dos professores, valorizam a narrativa, acentuando seu caráter genuíno e original. E na apresentação do livro, um desejo e uma esperança: O nosso objetivo é construir um currículo diferenciado para nossas escolas, com nossas próprias reflexões e informações do nosso passado e futuro.
Esperamos que este livro possa voltar para nossas escolas e também contribuir com outras escolas não indígenas, para o conhecimento da verdadeira história no país.
Ficha Técnica

Coleção: Temática Indígena
Edição: 6ª edição
Formato: 18 x 26 cm
48 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 190 gramas
ISBN: 978-85-260-0618-8
Código de Barras: 9788526006188