Ciganos

Ciganos

R$ 55,00

Tema(s) principal(is): Comportamento, sonho e discriminação;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte;
Prêmio(s): Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil (CBL/1983); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ); Um dos cinco textos juvenis indicados para o Prêmio Bienal Banco Noroeste de Literatura.
Levantar hipóteses para descobrir o significado das ilustrações (há explicações na contracapa do livro);
Listar as modificações ocorridas na cidade com a chegada e com a partida dos ciganos;
Imaginar um diálogo entre o menino e um cigano;
Criar outras ilustrações para a história;
Investigar sobre a origem dos ciganos.

Sinopse

O escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, conhecido como o "tecelão de imagens e sonhos", neste livro centra a narrativa nos sentimentos e emoções de um menino que observa, com encantamento e medo, a chegada e a partida dos
ciganos em sua cidade. De sua solidão, da falta de afeto paterno, vivencia o desejo de ser roubado por aquele povo nômade e misterioso, de ser levado para além dos muros de seu mundo e conhecer outros lugares. Para um menino, assim só, os ciganos eram uma espécie de sol que acordava os afetos. (...) Por todo tempo ele velava cada movimento daquele povo
transitório e feliz. (...) O medo da partida, desavisada, dos ciganos o incomodava. Não ser levado e continuar reparando as nuvens e descobrindo figuras fugazes, seguidamente.

A prosa poética, característica marcante na criação de Bartolomeu Campos de Queirós, remete o leitor - jovem ou adulto - a uma reflexão sensível sobre a alma humana.
Ficha Técnica

Coleção: Bartolomeu Campos de Queirós
Edição: 14ª edição
Formato: 21 x 28 cm
16 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 100 gramas
ISBN: 978-85-260-0922-6
Código de Barras: 9788526009226