Lendas brasileiras para jovens

Lendas brasileiras para jovens
Autor (a) : Luís da Câmara Cascudo
Ilustrações : Jô Oliveira

R$ 69,00

Tema(s) principal(is): Cultura popular, costumes, crenças, valores.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte.
Recontar as histórias; Criar outra capa para o livro; Construir com materiais disponíveis na escola os personagens das histórias; Resgatar dentro do contexto familiar e social aspectos folclóricos e culturais, a origem desses aspectos e sua própria origem; Conhecer outras lendas, mitos, parlendas, crendices populares, artesanatos das várias regiões do Brasil.

Sinopse

Dezesseis lendas compõem esta antologia. Agrupadas por regiões, do norte ao sul do país, essas narrativas resgatam nossa herança cultural, construída pelos índios, negros e europeus. Conhecer a história do Cobra Norato, do Barba Ruiva, do Romãozinho, da cidade encantada de Jericoacoara, do Chico Rei, da gralha azul e do Negrinho do Pastoreio, entre outros,
dá uma dimensão de nossa diversidade linguística e, consequentemente, cultural. No paranã do Cachoeiri, entre o Amazonas e o Trombetas, nasceram Honorato e sua irmã Maria (...). A mãe sentiu-se grávida quando se banhava no Claro. Os filhos eram gêmeos e vieram ao mundo em forma de duas serpentes escuras (...). A tapuia batizou-os com os nomes cristãos (...). O povo chamava-os: Cobra Norato e Maria Caninana.
A leitura de Lendas brasileiras para jovens representa uma viagem de descoberta e de encantamento pelas terras brasileiras. Representa, também, um encontro com a sensibilidade e o poder criativo de nossa gente para ouvir, contar e recontar histórias.
Ficha Técnica

Coleção: Luís da Câmara Cascudo
Edição: 2ª edição
Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
128 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 200 gramas
ISBN: 978-85-260-1121-2
Código de Barras: 9788526011212