João Simões continua

João Simões continua
Autor (a) : Orígenes Lessa
Ilustrações : Dave Santana

R$ 65,00

Tema(s) principal(is): Comportamento humano, morte, descrença.
Tema(s) transversal(is): Ética.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte.
Destaque trechos em que o narrador decepciona-se com as pessoas de seu convívio já durante o velório. Destaque trechos em que o narrador descobre-se morto. Conte como ele se sente. Conheça outros livros - contos, poemas, romances - que tratam do tema da morte.

Sinopse

Orígenes Lessa conta em João Simões continua a agonia e morte do personagem, um corretor de café na São Paulo dos anos 1930. Em sua 39a edição, relançada pela Global Editora, a obra apresenta no título o primeiro indício do humor que caracteriza este romance. Diante do verbo que pede um complemento, o leitor é imediatamente levado a se perguntar: João Simões continua... o quê? Tudo indica que o autor se eximiu de uma resposta, preferindo deixá-la à imaginação do leitor, que acaba por duvidar se João Simões morreu ou se continua vivo. Era como se eu me visse no espelho. Fora de mim e eu mesmo. O interessante é que se debruçavam sobre mim, chorando, parentes e amigos.
Uma vez atestada a morte de fato, João Simões continua presente, assistindo não somente ao próprio velório e enterro, como prossegue numa vida post mortem em que reencontra amigos e conhecidos e que é, em tudo, muitíssimo semelhante à vida de vaidades, de desejos, de canalhices e de pequenas ambições que ele vivia na terra.
Ficha Técnica

Coleção: Orígenes Lessa
Edição: 39ª edição
Formato: 16 x 23 cm
144 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 240 gramas
ISBN: 978-85-260-1773-3
Código de Barras: 9788526017733