Seleção de livros para aprender e se divertir no dia das crianças

Aproveitar esta fase de aprendizado é muito importante. É mais trabalhoso incitar uma pessoa já adulta a se tornar um leitor, do que uma criança que cresceu lendo

Em comemoração ao dia das crianças, é preciso ressaltar o papel fundamental que a leitura exerce na formação dos pequenos. Além de ser imprescindível para o processo de aprendizagem é através dela que a criança alimenta o imaginário, a fantasia, o lúdico, a brincadeira, e, claro, adquire conhecimento.

De acordo com a professora Regina Maria Braga, o ato de ler, desde cedo, faz com que a criança assuma o posicionamento de ser um leitor durante toda vida. “Quanto mais cedo o hábito de ler for gerado na criança, mais ela fará disso uma prática constante”, aponta.

Ela observa ainda que a leitura também funciona como um apoio ao que já é passado pelo professor em sala de aula, e ajuda a ampliar o trabalho desenvolvido. “Os livros dão possibilidade para que os professores diversifiquem. É muito diferente, por exemplo, do livro didático, nos quais as atividades chegam prontas”, observa. “Aproveitar esta fase de aprendizado é muito importante. É mais trabalhoso incitar uma pessoa já adulta a se tornar um leitor, do que uma criança que cresceu lendo.”

Segundo a professora, os próprios livros estimulam as crianças a ler cada vez mais, e isso facilita muito o processo educacional. “Se a criança gosta de um livro de alguma coleção, ela pode ler os outros, e essa busca por conhecimento torna o processo de aprendizagem mais rápido”, finaliza.

Para animar a semana da criança, fizemos uma seleção de livros para a garotada aprender brincando (clique no livro para abrir a sinopse no site da Gaudí).

  Conheça outros títulos da coleção

Clique aqui para ver a coleção “Pôsteres Gigantes”

Para conhecer outros títulos da coleção, clique aqui.

Veja outros títulos da coleção Maçã Verde.