Clima quente pode ser um bom período para encorajar e iniciar os pequenos nesse processo
Qual a melhor idade para tirar as fraldas de uma criança? E como incentivá-las nesse processo? Como posso encorajar meu filho a usar o penico? Essas e outras questões foram respondidas pelo médico pediatra e membro da Academia Americana de Pediatra, Nelson Douglas Ejzenbaum.
É sempre bom lembrar que o tempo para desfralde pode variar de acordo com cada criança. No entanto, Ejzenbaum explica que a idade média para realizar o desfralde é por volta dos dois anos. O motivo, como conta ele, é que nessa fase os pequenos conseguem dominar os esfíncteres, um tipo de controle corporal para fazer xixi e cocô.
“A criança deve saber onde fazer suas necessidades antes de se começar o processo”, ressalta Ejzenbaum. “Deve se apresentar o penico para ele mostrando que é lá o local adequado a ser usado”, diz ele.
Por onde devo começar?
Após a apresentação do penico, o segundo passo é ter calma. Nesse processo, elogiar e parabenizar os pequenos é um bom jeito de encorajá-los. “Nada de briga”, enfatiza o especialista. O tempo total de desfralde, no período da manhã e da noite, segundo Ejzenbaum, pode ser de até três meses.
Um bom jeito de iniciar o desfralde, conta Ejzenbaum, é a técnica de 6 horas. “Se inicia tirando a fralda do bebê por 6h e o ensinando ativamente onde fazer tanto o xixi quanto o cocô. Após esse período se coloca fralda novamente”, conta ele.
O clima quente é o melhor momento para o desfralde, explica o pediatra, já que é nessa época que a criança apresenta menos diurese, que é o xixi. Além desse período, o desfralde pode também ser feito em outros momentos do ano, inclusive no inverno.