Gota d Água

Gota d Água
Autor (a) : Moacyr Scliar
Ilustrações : Nelson Cruz
Direção : Edla van Steen

R$ 59,00

Tema(s) principal(is): Relacionamento, esperança, água e seca;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências.
Criar o "dia da importância da água" e transformar em ações; Criar um diálogo entre Toninho e a gota d água antes dela partir e/ou depois que ela volta como chuva; Dividir a classe em grupos e investigar sobre alguns rios importantes do Brasil e descobrir suas condições ambientais; Trabalhar as variantes linguísticas regionais presentes na Língua Portuguesa.

Sinopse

Esse conto de Moacyr Scliar narra a história de uma gota d água e o seu encontro com um menino, Toninho Miúdo. Filho mais velho de uma família numerosa, morava em uma região muito seca, muito seca. Faltava água para as plantas, faltava água para os animais, faltava água até para as pessoas.
Uma vez, como sempre fazia, o menino saiu com a esperança de ainda encontrar um pouco d água em uma pequena fonte perto de casa. A fonte havia secado. Porém, ele viu, no meio das pedras, uma gota d água que rapidamente desapareceu na areia. Ela também viu Toninho e teve tempo de ouvi-lo dizer que ela era a coisa mais linda que ele já tinha visto.
A gota seguiu seu curso, rumo ao mar, sempre se lembrando do menino pobre. O menino ficou, na rudeza da terra árida, sempre se lembrando da beleza da gota. Porém, o encontro entre eles não foi em vão. Um dia, a gota pôde transformar-se
em chuva e cair sobre a terra seca onde morava Toninho.
Ficha Técnica

Coleção: Magias Infantil
Edição: 1ª edição
Formato: 18 x 26 cm
24 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 109 gramas
ISBN: 978-85-260-0895-3
Código de Barras: 9788526008953