Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim

R$ 79,00

Emoções, infância e velhice, relações humanas, morte
1. O foco narrativo utilizado nas duas novelas é em terceira pessoa, porém, em diversos momentos, o autor emprega o fluxo de consciência, recurso por meio do qual as falas e os pensamentos são misturados. Busque no texto esses momentos e reflita sobre os efeitos causados no leitor. 2. Tanto para Miguilim quanto para Manuelzão, a realidade se apresenta como um cenário desolador, áspero. Observe os acontecimentos que permeiam a vida dos dois personagens e reflita sobre a seguinte afirmação: a resposta ao sofrimento dos protagonistas é uma nova postura frente à existência. Ambos sofrem o efeito positivo da aprendizagem pela qual passaram. Uma profunda alegria de viver toma conta de Miguilim e de Manuelzão.

Sinopse

Reunindo duas narrativas que apresentam instantes extremos dos caminhos da existência humana, Manuelzão e Miguilim configura-se em um edifício de alta densidade literária, construído com a engenhosidade ímpar de João Guimarães Rosa.

Em ?Campo Geral?, os leitores experimentam o mundo pelos olhos do menino Miguilim que, em seu cotidiano vivido no seio de uma família sertaneja, consegue, graças à sua curiosidade e inocência, enxergar ? e espalhar ? beleza nos lugares e situações que vivencia.

Em ?Uma estória de amor?, a prosa rosiana nos conduz às reflexões que brotam do coração sofrido do vaqueiro Manuelzão por ocasião da festa que marca a inauguração de uma capela que ele constrói em memória de sua mãe. Na cabeceira de sua vida, Manuelzão sente ter chegado o momento de apropriar-se de sua história.

Esta nova edição traz, ao ao fim do livro, um texto da escritora Henriqueta Lisboa, no qual ela empreende uma análise precisa e delicada sobre os escritos de Guimarães Rosa, mais especificamente sobre a novela ?Campo Geral?. Ademais, a cronologia completa da obra Rosiana.

A foto de capa é do fotógrafo Araquém de Alcântara, produzida em 2014, na Fazenda Jaíba, localizada na cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais.
Ficha Técnica

Coleção: João Guimarães Rosa
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
224 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 340 gramas
ISBN: 978-85-260-2463-2
Código de Barras: 9788526024632