Primeiras Estórias

Primeiras Estórias

R$ 69,00

Existência humana, emoções, espelhamento
1. Em Primeiras estórias, o autor busca recuperar, na escrita, a fala das personagens do sertão mineiro; a poesia presente nas imagens, sons e estruturas de uma linguagem que está à margem da norma estabelecida pelos padrões urbanos. Identifique trechos nos contos em que se observa esse uso da linguagem e reflitam sobre seus possíveis significados. 2. As narrativas desse livro causam uma mesma impressão: acontecimentos inusitados, comportamentos aparentemente inexplicáveis, histórias contadas por meio de uma linguagem fora do comum. Procure em cada um dos 21 contos os personagens que extrapolam os limites da normalidade.

Sinopse

Em "Primeiras estórias", João Guimarães Rosa constrói narrativas curtas que tratam de matérias diversas da experiência humana, como a busca da felicidade, a necessidade do autoconhecimento e as maneiras de se conviver com a inevitável finitude da vida.
O título deriva diretamente do propósito de Rosa retomar a atmosfera das narrativas ancestrais, o que dá sentido à escolha pelo termo ?primeiras?, pois deixa-se vincar abertamente pelos ?causos? que remetem aos primeiros tempos da humanidade. Já o emprego da palavra ?estória? - em contraponto à ?história? - provém da língua inglesa, pavimentando, assim, o pendor do autor pelo campo da imaginação.
Composto por 21 contos, ?As margens da alegria?, ?Sorôco, sua mãe, sua filha?, ?Famigerado? e ?A terceira margem do rio? são alguns dos feitos sublimes desse escritor, que levou a artesania da palavra a patamares jamais experimentados na literatura de língua portuguesa. A capacidade de encantar desse livro está, dentre outros atributos, nas estórias tecidas com maestria e que se desenrolam em um território situado à margem da civilização moderna, compondo enredos que mesclam o real e a ficção, e que deixam largo espaço para os leitores darem asas à fantasia e, paradoxalmente, refletirem sobre seus destinos.
Esta edição traz um texto de Luiz Costa Lima, um dos principais teóricos da literatura do país, intitulado ?O mundo em perspectiva: Guimarães Rosa?. A capa é de Victor Burton e Anderson Junqueira. E a foto é de Araquém de Alcântara (Casario abandonado), Formoso (MG), em 2014.
Ficha Técnica

Coleção: João Guimarães Rosa
Edição: 1ª edição
Formato: 16 x 23 cm
184 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 280 gramas
ISBN: 978-85-260-2477-9
Código de Barras: 9788526024779